ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO.


O primeiro passo para uma construção bem sucedida é a contratação de um bom projeto. Além de garantir que o resultado da obra não seja nada menos que o imóvel dos seus sonhos, o projeto diz como vai ser feita a execução desta obra. Logo quanto mais detalhes são pensados e previstos no projeto, maior é o grau de sucesso da obra e menor o numero de problemas.
Devido a essa importância do projeto para o sucesso da sua obra, esse artigo explica quais são e como funciona cada etapa do projeto de construção. Para que você, que vai construir, não tenha duvidas na hora de escolher o arquiteto que vai possibilitar o seu sonho.

Você precisa entender a importância do Arquiteto na sua obra e no seu projeto.
Além de desenvolver o seu projeto o arquiteto é responsável por conduzi-lo por todas as etapas do desenvolvimento, compatibiliza-lo com os projetos complementares e apresentar um projeto que não deixe duvidas na hora de construir.
No inicio do processo a função do arquiteto é propor ideias e soluções para o uso casa, ele precisa definir junto do cliente o que será construído. Quando o projeto já está definido a função do arquiteto muda, a partir daí os desenhos técnicos e documentos passa a detalhar como a obra será construída. E finalmente, quando o projeto está pronto e a obra começa, o arquiteto confere se o que está sendo construído está de acordo com o seu projeto. Se o Arquiteto cuidar destas três etapas você terá um projeto de qualidade que resultará no sucesso de sua obra.


Nesta etapa levantamos todas as informações necessárias para desenvolver o projeto. A começar pelo Cliente, então precisamos descobrir o que cliente espera de seu novo imóvel, como irá usa-lo, quais ambientes precisa, quais usa mais, quais usa menos, quantas pessoas ocuparam o imóvel, O que gostam de fazer, o que agrada o cliente esteticamente, o que é mais importante ao cliente, etc... é feito uma entrevista com todos os interessados no imóvel e essa entrevista gera dois documentos importantes ao projeto:
*O PROGRAMA DE NECESSIDADES: uma lista com todos os ambientes que deverão conter no novo imóvel.
*O FLUXOGRAMA: um croqui esquemático dizendo qual ambiente precisa ficar perto de qual.
O próximo levantamento é sobre o terreno em seus aspectos físicos. Para isso é feito uma visita inicial do arquiteto na obra para pegar as primeiras informações como:
* vizinhos,
* desnível,
* posição do terreno em relação ao sol
* tamanho da calçada
* existência de poste ou bocas de lobo
É aconselhável fazer um levantamento topográfico para saber exatamente quais os níveis do terreno, esse levantamento é solicitado pelo arquiteto quando ha necessidade e executado por um topografo, geralmente contratado pelo cliente.
E por fim é feito uma pesquisa sobre as limitações legais do terreno perante a prefeitura, esse levantamento revela varias limitações como:
* Recuos - Afastamentos mínimos que a obra deve respeitar de cada divisa do terreno
* Taxa de ocupação - Percentual máximo do terreno que a obra pode ocupar
* Coeficiente de Aproveitamento - Área máxima que a obra pode atingir
* Taxa de Permeabilidade - Percentual minimo do terreno que deve ficar livre de qualquer construção ou pavimentação
* Gabarito - Altura máxima que o imóvel pode atingir
Esses Levantamentos ficam a disposição do Arquiteto e será usado para o desenvolvimento de outras etapas.

Com o levantamento em mãos o próximo passo é adequar todos os desejos e necessidades do cliente as limitações e potencialidades do terreno . Aqui começa a ser desenvolvido as primeiras propostas de soluções e possibilidades para o cliente e essa é a hora de se começar a tomar decisões sobre o que é mais importante para o projeto.
Esta etapa é apresentada na forma de plantas, cortes, croquis e perspectivas eletrônicas. O importante é garantir que o cliente entenda perfeitamente todos os detalhes da obra.
Nessa etapa o arquiteto não precisa se preocupar com todo o acabamento dos desenhos,porque é uma etapa onde as propostas e desenhos apresentados sofrem diversas alterações até chegar a uma solução satisfatória ao cliente.
Não tenha pressa nenhuma em passar essa etapa, aqui a pressa será inimiga da perfeição,estude bem os projetos e soluções apresentados pelo arquiteto, imagine como será sua vida neste imóvel e como pode ser melhor ainda, visualize detalhes do seu cotidiano usufruindo cada canto da sua nova casa ou loja e, quando você estiver totalmente satisfeito
autorize seu arquiteto a passar para a próxima etapa.


Essa etapa é dividida em duas partes que vão trabalhar separadas e podem ser apresentadas juntas para otimizar o prazo do projeto. E deve-se lembrar que para se iniciar essa etapa a planta a ser construída deve estar definida na etapa anterior. O Anteprojeto é o projeto onde o Arquiteto ataca os detalhes da obra, onde ele faz ajustes finos, define medidas, alturas, níveis, ele revisa todo o projeto e detalha o que for necessário para o entendimento da obra.
No ante projeto deve-se já estar definido por exemplo.
* O tipo de tijolo, telha e principais materiais a ser adotado para a construção.
* Todas as medidas dos cômodos e de preferencia a posição dos moveis e peças hidráulicas
* Todos os níveis do projeto
* Projeto das escadas (quando houver)
* Todas as medidas de Portas e Janelas
* As alturas e caídas dos telhados
* As projeções de sacadas e telhados
* Definições das áreas pavimentadas ou não
* Quadro de discriminando toda a área construída.
Essas informações devem ser representadas ao cliente em projetos técnicos:
* Plantas de todos os pavimentos
* Cortes passando pelos pontos mais detalhados do projeto
* Elevações do projeto
* Detalhamentos pertinentes a obra (Exemplo do reservatório de água)
* Memorial descritivo

O Projeto Legal é o projeto a ser apresentado a prefeitura para liberação da obra, e o que deve ser apresentado varia de acordo com a prefeitura a ser apresentada. Em geral são plantas cortes e fachadas discriminando o que será construído e deixando de lado os detalhes construtivos. Esse projeto é apresentado ao cliente que assina para o arquiteto dar entrada na prefeitura. O arquiteto deve então acompanhar o processo até a liberação do alvará de obra. Então parte-se para a próxima etapa que é:

O projeto executivo diz ao executor como a obra será executada e precisa de todas as medidas para que a execução seja perfeita. Até essa etapa existe o mais importante para o projeto é a estética, o projeto precisa ser de fácil leitura até mesmo para quem é leigo. Mas no projeto executivo o que não pode faltar é informação. Todas as medidas tem que estar neste projeto mesmos que isso carregue o desenho com muitas linhas de cota.
O projeto Executivo deve ser uma revisão minuciosa do Anteprojeto e adicionar as informações necessárias para a execução da obra. É aconselhável que tenha instruções claras sobre pontos sensíveis da obra como a impermeabilização por exemplo.
Embora esse projeto não precise estar bonitinho, ele não pode ser confuso, tem que ter todas as informações para a  execução mas sem confundir o profissional que vai executa-lo.
Os Projetos complementares são contratados separadamente pelo cliente e desenvolvidos por profissionais especializados, nesse caso o arquiteto faz um serviço de compatibilização dos projetos com o projeto arquitetônico. Esse serviço geralmente é cobrado a parte, mas pode ser conversado com o arquiteto no momento da sua contratação.

Agora você tem todo o seu projeto, definido, detalhado e especificado, já está aprovado na prefeitura e liberado para começar a obra então vamos lá.
É necessário um acompanhamento para garantir que está saindo tudo conforme o projetado e esse acompanhamento não está incluso no valor combinado pelo projeto arquitetônico e esse acompanhamento é contratado a parte.
Geralmente o Arquiteto inclui, no projeto, duas ou três visitas técnicas a obra para conferencia das medidas e dos detalhes. Mas ha vários tipos de acompanhamentos que podem ser contratados pelo cliente e garantir a perfeita execução da obra:
* Visita Técnica - Visitas para conferencia e respostas de duvidas do pedreiro ou cliente. Essas visitas podem ser contratadas avulsas ou em um pacote que sai mais barato.
* Acompanhamento técnico - O arquiteto visita periodicamente a obra e orienta o pedreiro sobre a qualidade e medidas dessa obra. Nessa modalidade o arquiteto recebe um pagamento mensal e não se responsabiliza pelo prazo, preço ou mão de obra da construção.
* Execução obra: Aqui o Arquiteto se responsabiliza por tudo, tendo de dar conta da mão de obra, do prazo e até do preço, conforme o contrato. É a modalidade mais cara para o proprietário e a maior responsabilidade para  o Arquiteto, mas também garante ao proprietário a execução perfeita do projeto e ao arquiteto controle total sobre a obra.
Preciso dizer que apesar dessas serem as etapas essenciais de um projeto arquitetônico, não é todo arquiteto que segue elas. E você como cliente precisa perguntar ao seu arquiteto como ele trabalha e o que está incluso no seu preço

Em meu escritório DIEGO QUEIROZ ARQUITETURA eu sigo exatamente essas etapas, inclusive fornecendo ao cliente duas visitas técnicas na obras em momentos estratégicos para garantir a boa execução da obra.
Agora que você já conhece as etapas do projeto, como ele funciona e como ele pode te ajudar, vamos colocar as mão na massa e começar a projetar a casa dos seus sonhos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os projetos essenciais para sua casa?

Os principais Selos de Sustentabilidade do País e como eles garantem um cuidado especial com o meio ambiente