Os principais Selos de Sustentabilidade do País e como eles garantem um cuidado especial com o meio ambiente




A preocupação com a sustentabilidade é um dos temas mais discutidos da atualidade e já tem uma influencia considerável na economia. Essa influência chegou ao mercado da construção civil na forma de  novos produtos com tecnologia e soluções ecológicas,  mas também se manifestou de outra forma bastante singular, me refiro aos certificados de sustentabilidade.
Esses certificados assumem a forma de selos de sustentabilidade e são atribuídos à obras e empreendimentos que atendem uma serie de requisitos ligados a sustentabilidade, elaborados pela instituição responsável por atribuir e fiscalizar cada um desses selos.

Este artigo fala sobre os principais certificados de sustentabilidade ligados a construção civil no Brasil, suas propostas e requisitos para conseguir o certificados.



 Selo LEED (Leadership in Energy Environmental Design)


Esse é o selo mais utilizado no mundo na atualidade, com edifícios certificados em 143 países e tem o objetivo de orientar e incentivar a criação de projetos, obras e usos sustentáveis dos empreendimentos através de seus certificados.

Em seu método de certificação o selo LEED tem seus requisitos específicos de acordo com o tipo e o usos do empreendimento, como escolas e unidades de saúde, prevê certificados para bairros ou localidades e tem a opção de certificar empreendimentos já existentes.

Para conseguir o certificado, o edifício é orientado e avaliado em 7 aspectos onde deve atender alguns requisitos obrigatórios que lhe confere uma pontuação e tem a opção de atender mais requisitos que aumentarão sua pontuação e permitirão obter certificados maiores.

As 7 categorias são :

- Espaço sustentável: medidas que reduzem impacto do empreendimento no ecossistema e melhoram a qualidade do ambiente utilizado.
-  Eficiência do uso da água: Incentiva o uso racional da água através da redução do consumo, alternativas de tratamento e reuso do recurso.
- Eficiência energética: Incentiva a adoção de sistemas elétricos eficientes com foco na redução de consumo e geração da própria energia.
- Materiais e Recursos: Prioriza a adoção de materiais de baixo impacto ambiental e a redução da geração de resíduos através da reciclagem e do descarte consciente.
- Qualidade ambiental interna: Controla fatores como qualidade do ar, incudecia de luz natural ou conforto térmico em ambientes fechados garantindo as melhores condições climáticas.
- Inovação e processos: Premia a busca por conhecimento sobre sustentabilidade e a adoção de medidas projetais não previstas pelo LEED.
- Créditos de prioridade regional: Incentiva a adoção de medidas baseadas nas características de cada região.

A cada item avaliado o edifício recebe uma pontuação que é somada no final e define o nível do selo atribuído. O selos podem ser:

- Certified:.......................................................de 40 a 49 pontos
- Silver:...........................................................de 50 a 59 pontos
- Gold:.............................................................de 60 a 79 pontos
- Platinum:...................................................... a partir de 80 pontos



A vantagem do selo LEED é seu prestigio internacional e seu sistema de avaliação que confere credibilidade aos empreendimentos com seus certificados.

A vantagem do selo LEED está na credibilidade que confere aos empreendimentos com seus certificados e em seu prestigio e difusão mundial, que atraí a atenção de muitas empresas multinacionais interessadas em padronizar suas filiais com qualidade.


Casa Azul – Caixa



A Caixa Econômica Federal, em uma iniciativa para promover a sustentabilidade através do uso racional dos recursos naturais na construção civil sem abrir mão da qualidade de vida na habitação. Criou o Selo Casa Azul da Caixa. O selo orienta e reconhece projetos que adotam soluções eficientes na construção e considera usos, ocupação e manutenção dos edifícios através do acompanhamento e avaliação de 53 itens divididos em 6 categorias:
- Qualidade urbana
- Projeto e conforto
- Eficiência energética
- Conservação de recursos e materiais
- Gestão da Agua
- Práticas Sociais
O empreendimento é considerado apto a receber o certificado ao atender pelo menos 19 critérios avaliados, nesse caso o empreendimento recebe o selo bronze. Caso o empreendimento consiga atender os 19 critérios mais 6 opcionais, ele recebe o selo prata e para receber o selo ouro deve atender  os 19 critérios obrigatórios e mais pelo menos 12 critérios opcionais.

O Selo Casa Azul da Caixa é restrito a edifícios, mostra que é possível adotar medidas sustentáveis em edifícios de qualquer tamanho não importa o orçamento disponível e fornece em seu site um guia com os critérios para obtenção do selo que serve como manual para quem pretende considerar questões de sustentabilidades em seus projetos.


Processo AQUA-HQUE




O processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) é um sistema de certificação ambiental baseado na certificação francesa Dermache HQE (Haute Qualité Environmentale) e confere selos de sustentabilidade a edifícios residenciais ou não residenciais.
Seu método de avaliação inicia na fase de planejamento do empreendimento (edifícios novos) e se divide em três etapas: Pré-projetos, Projetos e execução e avalia 14 categorias a classificando em; Base, Boas Praticas e Melhores praticas.
Para a obtenção do selo Processo AQUA-HQE o edifício deve alcançar a avaliação de Melhores praticas em pelo menos 3 categorias, avaliação de Boas Praticas em pelos menos 4 categorias e avaliação de Base em 7 categorias. Se atender as exigências das avaliações o empreendimento recebe dois certificados um da Fundação Vanzolini Processo AQUA ™ (Cerificado Brasileiro) e outro do Cerway HQE ™ (Certificado Internacional).
A vantagem do Processo AQUA-HQE é que seu processo é 100% adaptado ao Brasil, e tem reconhecimento internacional e engloba tanto edifícios comerciais ou múltiplo usos como edifícios residenciais.

Para o empreendedor, a obtenção de um certificado de sustentabilidade traz benefícios publicitários e de mercados, como maior argumento de venda do edifício, comprovação da qualidade e do compromisso com o meio ambiente, manutenção do valor do imóvel ao longo do tempo, e associação de sua empresa à alta qualidade.
O consumidor que adquirir um imóvel com certificado de sustentabilidade, pode contar com vantagens como maior qualidade de vida, economia direta no consumo de água e energia elétrica, maior valor do seu imóvel e claro, a consciência de estar contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Os selos de sustentabilidade conferem benefícios tanto para o empreendedor quanto para o consumidor, mas principalmente para o meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os projetos essenciais para sua casa?

ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO.