As Vantagens do sistema Drywall



A necessidade de rapidez e praticidade na obra, está aumentando o numero de adeptos as paredes Drywall, isso porque esse sistema construtivo é uma alternativa vantajosa frente ao sistema de alvenaria convencional, que reduz o desperdício, o quebra-quebra em  reformas e o tempo de obra.

O que é DryWall.
Trata-se de um sistema construtivos para paredes composto por estruturas de aço galvanizado, revestidos com  chapas de gesso acartonado que, acabadas, tem o mesmo aspectos que as paredes de tijolos rebocados e pode ser aplicado em todos os tipos de ambientes até mesmo áreas molhadas como cozinhas e lavanderias, desde que se adote as chapas adequadas.
Existem três tipos de chapas Dry Wall, as chapas comuns são de cor branca, são utilizadas para ambientes secos como salas ou dormitórios e são as chapas mais baratas e utilizadas. Para áreas molhadas é necessário adotar chapas resistentes a umidade (RU), que além de gesso essas chapas contém silicone na sua composição, o que a torna impermeável  e são comercializadas na cor verde, há um  terceiro tipo de chapa resistente ao fogo  (RF),  essas tem a cor vermelha e são capazes de resistir a chamas porque levam fibra de vidro em sua composição e são utilizadas em projetos especiais, onde se exige paredes corta fogo. As cores das chapas são apenas para diferenciar cada tipo, pois depois de montado o Dry Wall pode receber qualquer tipo de acabamento ou revestimento desde pastilhas e azulejos até massa corrida ou grafiatos.Essa compatibilidade com diversos revestimentos é uma das vantagens do sistema.


Rapidez e Limpeza nas Obras.
A montagem da estrutura metálica e a fixação das chapas de gesso são feitas de forma pratica e rápida, o que reduz e muito o tempo necessário para a obra ficar pronta, um ambiente pode estar acabado, com as instalações elétricas e tubulações hidráulicas funcionando em menos de 48h. Além disso, o Dry Wall gera menos sujeira e descarte de material por se tratar de uma construção seca, o que permite ter um canteiro de obra muito mais organizado.

Estruturas Leves e Independentes.
Por serem mais leves que as paredes convencionais, o Dry Wall solicita menos esforço da estrutura do edifício e é independente, o que dá a liberdade de posicionar e distribuir a s paredes da forma que desejar. Outra vantagem que o sistema apresenta nesse aspecto é a possibilidade de se reaproveitar as peças, uma parede de Dry Wall pode ser desmontada e montada em outro lugar, o que não pode ser feito com paredes de alvenaria convencional.
Essa vantagem na montagem e até relocação das paredes Dry Wall, é encontrado também em sua manutenção, em caso de vazamento, por exemplo, você precisa apenas cortar um pedaço de chapa de gesso para acessar o encanamento e quando concerta-lo  é só encaixar o mesmo pedaço de volta no chapa e dar um novo acabamento.


Liberdade Construtiva.



As possibilidades de construção oferecidas pelo Dry Wall são quase infinitas, o sistema permite paredes de qualquer tamanho e altura, paredes inclinadas e até paredes curvas. Tem a vantagem de não seguir uma modulação o que possibilita a adoção de qualquer medida.Você pode usar o Dry Wall para criar nichos nas paredes e usa-los como prateleiras e até mesmo como armário ou guarda roupas, pode embutir a iluminação e até mesmo eletrodomésticos como a televisão por exemplo.
Todas essas possibilidades dão a você uma liberdade criativa muito grande e abre um leque de opções que não existia com o sistema convencional de alvenaria.


Cuidados 
O Dry Wall é um sistema construtivo que oferece muita precisão, tanto no calculo de material evitando desperdícios, quanto na execução, mas como todo sistema construtivo, ele demanda alguns cuidados peculiares para garantir todas suas vantagens com qualidade. A primeira medida a ser tomada é ter o projeto bem definido desde a cotação do material. Um projeto bem detalhado deve prever os pontos elétricos e hidráulicos e deve também prever pontos onde serão fixadas prateleiras ou eletrodomésticos para que se adote os devidos reforços. Isso permitirá a cotação precisa de todo material utilizado e possibilitará o envio, para a obra, de todos os perfis metálicos já cortados, o que facilita a montagem.
O ideal é que se montem as paredes quando a maior parte da obra já esteja concluída para evitar irregularidades, um bom momento  para se montar o Dry Wall é quando o piso e o teto já estiverem nivelados. O armazenamento das chapas deve ser feito em local seco e ventilado, para garantir a qualidade das chapas e evitar o umedecimento do gesso. Por ultimo, para garantir um acabamento perfeito, deve-se tomar cuidado no tratamento das juntas entre uma chapa e outra, o correto é aplicar uma camada de rejunte seguido por uma fita própria para essas juntas e finalizar com outra camada de massa, então se deve dar um acabamento uniforme para que as juntas não fiquem visíveis depois de pronto.


Atualmente no Brasil o Dry Wall é muito usado em projetos comerciais, como lojas, cinemas, escritórios e clinicas, mas vem conquistando seu espaço em obras residenciais também, principalmente em apartamentos, isso devido a todas as suas vantagens. Esse crescimento vem facilitando o acesso do publico ao material, hoje existem varias empresas especializadas na venda e instalação do material, mas também é possível compra-los em lojas de materiais de construção e monta-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os projetos essenciais para sua casa?

ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO.

Os principais Selos de Sustentabilidade do País e como eles garantem um cuidado especial com o meio ambiente