Fachada comercial – Ideias para ter sucesso com maior cartão de visita de seu negocio
O
dinheiro gasto na fachada de seu comércio é um ótimo investimento, pois é uma
das propagandas mais duradouras e eficientes que podemos ter. Pensa no custo
mensal de um anúncio ou um Outdoor. E pense que o apelo que tem esse tipo de
propaganda é totalmente visual, ou seja, o cliente tem que passar pelo lugar e
olhar para ser impactado por esse tipo de propaganda. Ainda assim essa
modalidade de propaganda é altamente rentável porque atrai clientes o
suficiente para se pagar e ainda te dar um bom lucro. Agora imagine que sua
fachada tem o mesmo impacto que um Outdoor na paisagem urbana e pode captar a
atenção do cliente com muito mais eficiência por diversos fatores:
1. A
propaganda está exatamente onde se encontra seu comércio, então possibilita a
conversão imediata do espectador em cliente.
2. Não
conta apenas com uma imagem chapada como uma pequena mensagem de impacto, a
fachada oferece a possibilidade de trabalhar com volumes, caminhos, cores e
causar todo tipo de sensação ao espectador. (Um exemplo é quando passamos em
frente a uma cafeteria e sentimos um cheirinho de pão de queijo fresquinho
saindo do forno).
3. Não
tem o custo mensal do Outdoor.
Pensando
nisso, resolvi trazer para você neste artigo algumas dicas para transformar a
fachada do seu comércio em uma poderosa ferramenta de conversão de clientes.
1:
Comece definindo a identidade de sua empresa.
Para
atrair o olhar curioso do espectador, a fachada deve passar uma mensagem. E a
melhor mensagem a oferecer neste momento é: “O que é a sua empresa?”. Quanto
mais forte e clara for essa mensagem, mais eficiente será sua fachada.
O
desafio é saber e definir qual é a identidade da sua empresa, o que faz de
melhor, quem é o público-alvo, qual é o diferencial. Quanto mais você conhecer
o seu empreendimento, mais fácil será atingir uma mensagem forte e clara sobre
sua empresa.
2:
Posicione o letreiro.
3:
Capriche na Iluminação!
Uma
boa iluminação pode tornar sua fachada única aos olhos do espectador e atraí-lo
para dentro de seu comércio. A iluminação deve focar e destacar os principais
elementos da sua fachada, por exemplo, o letreiro com sua identidade visual, ou
o produto exposto na vitrine e até mesmo o ambiente interno, é um convite para
o expectador entrar e fazer parte daquele ambiente. Você deve tomar cuidado com
os excessos, usar luzes de mais torna sua fachada desagradável aos olhos, e se
você usar a luz para destacar tudo vai acabar não destacando nada. O Ideal é
escolher o melhor elemento da fachada e destacá-lo com a iluminação e então
tratar todo o resto como iluminação auxiliar. O bom da iluminação é que ela
atrai o olhar para seus pontos fortes e tira a atenção de seus pontos fracos.
4: Você tem uma vitrine?!
Se a
sua fachada e seu negócio permite ter uma vitrine, você tem um trunfo
inigualável nas mãos, a vitrine atrai qualquer olhar e deve dar uma ideia do
melhor que seu comércio tem a oferecer. Quando um cliente entra em seu comércio
por causa da vitrine, ele já entra disposto a comprar, ou seja, metade da venda
já está feita e agora é só viabilizar o negócio.
Para
ser eficiente a vitrine tem que contar uma história, fazer o cliente se sentir
usando seu produto e tem que ser sugestiva e dar ideias que vão convencer o
cliente a comprar.
Aposte
os seus melhores produtos na vitrine, mas não a carregue com muitas informações
o importante é que cada produto tenha seu espaço para contar sua história. A
iluminação é importante e pode destacar tudo de maneira geral ou somente seu
produto.
5: Use materiais de fácil manutenção.
Não é
uma regra, até porque existem elementos que exigem certa manutenção, mas acabam
compensando por enriquecer a fachada (por exemplo o paisagismo), no entanto uma
boa sugestão, principalmente para comércios dinâmicos com alto trafego de
pessoas, é usar materiais fáceis de limpar e manter limpo, como porcelanatos,
tintas laváveis ou metais como alumínio. Outra dica é usar materiais que não
aderem à pichação.
6: Pense no destaque.
Eu
podia sugerir “pense na beleza”, mas também devemos pensar em como destacá-la
na paisagem, como atrair o olhar do espectador em meio a tantos outros prédios
e painéis. É comum eu encontrar fachadas que são bonitas e bem executadas, mas
que passam despercebidas aos olhos dos clientes por se misturarem a paisagem da
rua. Isso acontece porque elas replicam os elementos usados por outros comércios,
por exemplo, uma rua onde todos os comércios usam letreiros com letra em caixa
alta, o proprietário do comércio faz um letreiro com a mesma letra em caixa
alta também, apesar de ser um letreiro maior, mais colorido e novo, acaba se
misturando com os outros letreiros.
Como
destacar?
A
questão é que a paisagem urbana pode ser um ambiente cooperativo em que cada
imóvel ou edifício tem seu momento. Se seus vizinhos não têm essa visão da
paisagem urbana é mais fácil de você se destacar, basta olhar o que estão
fazendo e considerar isso na hora de compor seu projeto.
7: Esteja perto do seu profissional.
Contratar
um bom arquiteto para projetar e harmonizar todos esses elementos da sua
fachada é o melhor que você pode fazer para seu comércio. Você poderá contar
com toda a experiência de criação e execução dele e isso vai fazer o seu
dinheiro render mais. Porém ninguém conhece melhor seu empreendimento do que
você, e quem sabe qual é a identidade de seu negócio é você, também é você que
sabe qual mensagem quer passar aos seus clientes.
Então
é ideal que você participe intensamente do processo de criação da sua fachada.
Dê ideias, sugestões, se não gostar de algo diga que não gostou e como pode
melhorar, esteja aberto a novas ideias e sugestões, mais do que isso esteja
atento a elas para assim usar o melhor de cada uma para sua fachada.
Por
fim uma fachada bem projetada é uma excelente propaganda e custa pouco, para
deixar uma imagem maravilhosa do seu empreendimento para o cliente.
Comentários
Postar um comentário