Fachada comercial – Ideias para ter sucesso com maior cartão de visita de seu negocio





O dinheiro gasto na fachada de seu comércio é um ótimo investimento, pois é uma das propagandas mais duradouras e eficientes que podemos ter. Pensa no custo mensal de um anúncio ou um Outdoor. E pense que o apelo que tem esse tipo de propaganda é totalmente visual, ou seja, o cliente tem que passar pelo lugar e olhar para ser impactado por esse tipo de propaganda. Ainda assim essa modalidade de propaganda é altamente rentável porque atrai clientes o suficiente para se pagar e ainda te dar um bom lucro. Agora imagine que sua fachada tem o mesmo impacto que um Outdoor na paisagem urbana e pode captar a atenção do cliente com muito mais eficiência por diversos fatores:

1.     A propaganda está exatamente onde se encontra seu comércio, então possibilita a conversão imediata do espectador em cliente.

2.     Não conta apenas com uma imagem chapada como uma pequena mensagem de impacto, a fachada oferece a possibilidade de trabalhar com volumes, caminhos, cores e causar todo tipo de sensação ao espectador. (Um exemplo é quando passamos em frente a uma cafeteria e sentimos um cheirinho de pão de queijo fresquinho saindo do forno).

3.     Não tem o custo mensal do Outdoor.

Pensando nisso, resolvi trazer para você neste artigo algumas dicas para transformar a fachada do seu comércio em uma poderosa ferramenta de conversão de clientes.

1: Comece definindo a identidade de sua empresa.




Para atrair o olhar curioso do espectador, a fachada deve passar uma mensagem. E a melhor mensagem a oferecer neste momento é: “O que é a sua empresa?”. Quanto mais forte e clara for essa mensagem, mais eficiente será sua fachada.

O desafio é saber e definir qual é a identidade da sua empresa, o que faz de melhor, quem é o público-alvo, qual é o diferencial. Quanto mais você conhecer o seu empreendimento, mais fácil será atingir uma mensagem forte e clara sobre sua empresa.

2: Posicione o letreiro.




Esse é o elemento mais importante da identidade de seu empreendimento, o seu letreiro deve seguir apenas duas regrinhas: deve ser de fácil leitura e deve dizer logo do que se trata seu negócio. Você pode usar letras em caixa alta, adesivos, pode simplesmente pintá-lo em sua fachada, usar banners ou até mesmo letras em Neon se seu comércio for noturno. O que precisa acontecer é uma conversa entre toda a fachada e o letreiro, se ele for o destaque da sua fachada, todos os outros elementos devem complementá-lo, e caso o destaque seja outro elemento, o letreiro precisa ser inserido de forma harmônica, para que não fique despercebido na fachada.

3: Capriche na Iluminação!


Uma boa iluminação pode tornar sua fachada única aos olhos do espectador e atraí-lo para dentro de seu comércio. A iluminação deve focar e destacar os principais elementos da sua fachada, por exemplo, o letreiro com sua identidade visual, ou o produto exposto na vitrine e até mesmo o ambiente interno, é um convite para o expectador entrar e fazer parte daquele ambiente. Você deve tomar cuidado com os excessos, usar luzes de mais torna sua fachada desagradável aos olhos, e se você usar a luz para destacar tudo vai acabar não destacando nada. O Ideal é escolher o melhor elemento da fachada e destacá-lo com a iluminação e então tratar todo o resto como iluminação auxiliar. O bom da iluminação é que ela atrai o olhar para seus pontos fortes e tira a atenção de seus pontos fracos.

4: Você tem uma vitrine?!




Se a sua fachada e seu negócio permite ter uma vitrine, você tem um trunfo inigualável nas mãos, a vitrine atrai qualquer olhar e deve dar uma ideia do melhor que seu comércio tem a oferecer. Quando um cliente entra em seu comércio por causa da vitrine, ele já entra disposto a comprar, ou seja, metade da venda já está feita e agora é só viabilizar o negócio.

Para ser eficiente a vitrine tem que contar uma história, fazer o cliente se sentir usando seu produto e tem que ser sugestiva e dar ideias que vão convencer o cliente a comprar.

Aposte os seus melhores produtos na vitrine, mas não a carregue com muitas informações o importante é que cada produto tenha seu espaço para contar sua história. A iluminação é importante e pode destacar tudo de maneira geral ou somente seu produto.

5: Use materiais de fácil manutenção.

Não é uma regra, até porque existem elementos que exigem certa manutenção, mas acabam compensando por enriquecer a fachada (por exemplo o paisagismo), no entanto uma boa sugestão, principalmente para comércios dinâmicos com alto trafego de pessoas, é usar materiais fáceis de limpar e manter limpo, como porcelanatos, tintas laváveis ou metais como alumínio. Outra dica é usar materiais que não aderem à pichação.

6: Pense no destaque.


Eu podia sugerir “pense na beleza”, mas também devemos pensar em como destacá-la na paisagem, como atrair o olhar do espectador em meio a tantos outros prédios e painéis. É comum eu encontrar fachadas que são bonitas e bem executadas, mas que passam despercebidas aos olhos dos clientes por se misturarem a paisagem da rua. Isso acontece porque elas replicam os elementos usados por outros comércios, por exemplo, uma rua onde todos os comércios usam letreiros com letra em caixa alta, o proprietário do comércio faz um letreiro com a mesma letra em caixa alta também, apesar de ser um letreiro maior, mais colorido e novo, acaba se misturando com os outros letreiros.

Como destacar?

A questão é que a paisagem urbana pode ser um ambiente cooperativo em que cada imóvel ou edifício tem seu momento. Se seus vizinhos não têm essa visão da paisagem urbana é mais fácil de você se destacar, basta olhar o que estão fazendo e considerar isso na hora de compor seu projeto.

7: Esteja perto do seu profissional.


Contratar um bom arquiteto para projetar e harmonizar todos esses elementos da sua fachada é o melhor que você pode fazer para seu comércio. Você poderá contar com toda a experiência de criação e execução dele e isso vai fazer o seu dinheiro render mais. Porém ninguém conhece melhor seu empreendimento do que você, e quem sabe qual é a identidade de seu negócio é você, também é você que sabe qual mensagem quer passar aos seus clientes.

Então é ideal que você participe intensamente do processo de criação da sua fachada. Dê ideias, sugestões, se não gostar de algo diga que não gostou e como pode melhorar, esteja aberto a novas ideias e sugestões, mais do que isso esteja atento a elas para assim usar o melhor de cada uma para sua fachada.

Por fim uma fachada bem projetada é uma excelente propaganda e custa pouco, para deixar uma imagem maravilhosa do seu empreendimento para o cliente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os projetos essenciais para sua casa?

ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO.

Os principais Selos de Sustentabilidade do País e como eles garantem um cuidado especial com o meio ambiente