Monte Sua Areá de Lazer

Para dar aquele churrasco, passar o dia na piscina ou simplesmente para receber os amigos e desfrutar de bons momentos juntos, nada melhor que uma área de lazer que ofereça estrutura e conforto para tornar esses momentos inesquecíveis. A área de lazer é aquele espaço que está sempre pronto para a festa, mas que também ambienta conversas descompromissadas entre velhos e novos amigos e tudo sem aquela preocupação com a limpeza e ordem que geralmente se tem dentro da casa.

Para uma área de lazer ser perfeita tem que ser adequada a seu estilo de vida e é possível construir excelentes espaços mesmo em construções existentes ou com pouco investimento, tudo o que você precisa é de planejamento e de um bom projeto. Esse artigo traz algumas dicas e conceitos para você criar a área de lazer perfeita para você e sua família.


Integração

Um bom projeto deve garantir a integração entre os elementos, qualquer espaço destinado a reunião e confraternização de pessoas deve se preocupar com isso, no caso da área de lazer essa preocupação deve ser ainda maior pelo fato de que grande parte da experiência vivenciada nesse ambiente é baseada na interação com outras pessoas, portanto quanto mais facilidade houver para as pessoas interagirem, melhores poderão ser essas experiências. Algumas medidas podem garantir essa integração para seu espaço, adotar um mobiliário baixo, posicionar a bancada e a churrasqueira de modo que o usuário não fique de costa para os convidados mantém o contato visual e isso facilita a comunicação.
Espaço que valoriza a integração de todos os elemento da área de lazer.

Disposição dos moveis.

Os moveis e eletrodomésticos adotados em cada área de lazer variam de acordo com as preferências de seu proprietário. O que sempre deve ser considerado é a praticidade na hora de usar seus utensílios. A bancada, por exemplo, pode até ser grande para reunir os amigos, mas os aparelhos devem estar concentrados em uma área estratégica da bancada, sempre ao alcance do usuário para evitar circulação desnecessária. Armários fechados nem sempre são uma boa pedida, o ideal é que seus utensílios fiquem no seu campo de visão, uma boa solução é o uso de prateleiras suspensas ou de ganchos para pendurar algumas coisas.
Você pode ter aquele canto aconchegante com sofás cheios de almofadas, que são perfeitos para momentos de descanso, reflexão e leitura, mas na hora de escolher mesas e cadeiras, opte por moveis fáceis de locomover, isso permite a reorganização do ambiente o deixando mais flexível a diversas formas de usos.
Disposição de moveis na varanda gourmet, adaptado ao habito da familia

Elementos

Podemos dividir uma área de lazer em até três espaços segundo suas funções. O primeiro destinado a refeições, onde se concentra a bancada de consumo e preparo dos alimentos, o segundo espaço é destinado ao descanso, com sofás, bancos e até mesmo almofadas para momentos relaxantes e reflexivos e por ultimo mas não menos importante, o terceiro espaço destinado a diversão. Apesar dessa divisão, uma área de lazer não precisa exatamente atender essas três funções, isso varia de acordo com a necessidade e a preferência do proprietário. Podemos, por exemplo, ter excelentes áreas que se dediquem as refeições e ao descanso, ou áreas que ofereçam um ótimo espaço para o descanso e divertimento. Saber quais as funções você necessita em sua área de lazer facilita sua vida na hora de escolher os elementos para compor seu ambiente e são esses elementos que definem as características e a identidade do seu espaço. Listar todos esses elementos seria impossível devida a infinidade de opções, mas é possível comentar sobre os principais.
A churrasqueira é um elemento usado em espaços destinados a refeições, mais precisamente no preparo das refeições,o ideal é seguir aquela dica de concentrar todos os utensílios sempre ao alcance da mão para facilitar o manuseio e preparo do alimento.
A Bancada também se destina as refeições, mas desempenha melhor seu papel na hora do consumo, quando falo de bancada pode ser aquela alta e fixa, igual ao balcão de um bar, mas também pode ser uma mesa ou qualquer outra coisa que possa receber e disponibilizar os alimentos para as pessoas se servirem.
Sofás, ou espreguiçadeiras são elementos destinados a área de descanso e devem priorizar o conforto. Esses elementos compõem espaços perfeitos para se relaxar, para conversas com os amigos e também para uma boa leitura.
Em áreas de lazer as piscinas são, na maioria das vezes, o elemento principal tanto que é comum todos os outros elementos se distribuírem em função da posição da piscina. É o elemento principal e o mais trabalhoso, pois necessita de bastante manutenção e requer grandes cuidados com a segurança. Não é um elemento indispensável e muita gente não acha vantajoso ter uma piscina em casa, isso porque toma bastante espaço, aumenta as despesas com água e manutenção e não é aproveitada durante a maior parte do ano.
O playground é um elemento pouco usual, mas muito útil caso você tenha crianças, trata-se de um espaço planejado para oferecer segurança e proteção aos pequeninos, pode ter escorregadores, balanço, pode ser uma casa na árvore ou até mesmo uma casa na árvore com escorregador e balanço, Enfim. Crianças sabem apreciar as coisas simples e têm uma imaginação incrível.
O pergolado é um elemento que não desenvolve integralmente nenhuma das três funções, no entanto complementa e enriquece qualquer uma delas, é um elemento totalmente estético, mas muito versátil porque pode ser usado de inúmeras formas e em alguns casos é adotado como solução arquitetônica.
O paisagismo pode ser tratado como um elemento complementar, mas sem duvidas merece toda a atenção na hora de defini-lo, pois apesar de ser um elemento complementar, como o pergolado, é muito influente porque tem o poder de mudar toda a atmosfera do ambiente.
O paisagismo pode dar vida a sua área de lazer, pode unir ou separar cada uma das três funções conforme sua vontade ou pode até mesmo alterar o clima, aumentando a umidade do ar o que melhora sua qualidade e diminui a sensação térmica. Se você tiver um bom espaço é aconselhável fazer um gramado por diversos motivos, primeiro porque um simples gramado serve para várias atividades e brincadeiras, segundo porque é uma excelente área permeável, pois permite que a área da chuva penetre no solo refrescando a terra e contribuindo para evitar enchentes e também porque um gramado absorve o calor do sol ao invés de refleti-lo e isso ameniza a temperatura da casa evitando o fenômeno das ilhas de calor.

Estilos
Há uma infinidade de estilos que podemos escolher para a área de lazer e isso diz muito sobre quem somos e as coisas que gostamos. Podemos partir de um estilo pré definido, como o rústico, o estilo moderno ou até um mais clean, com suas cores claras e linhas suaves, mas as decisões que tomamos durante o processo podem nos aproximar do resultado desejado, trazer mais de nossa personalidade para o espaço ou pode destoar completamente do estilo escolhido e nos afastar de um resultado satisfatório. Por isso é essencial ter em mente qual o estilo você deseja na hora de planejar sua área de lazer e isso envolve a funcionalidade e também a estética do ambiente e tudo isso pode ser previsto com um bom projeto.

Cuidados
Para evitar problemas e garantir a satisfação na hora de utilizar sua área de lazer, alguns cuidados devem ser tomados, começando pela escolha dos materiais, escolher os materiais adequados, sempre ponderando qualidade e durabilidade, evita aquela reforma desnecessária, que sempre aparece para a substituição de algo que não funcionou bem. Existem produtos com qualidade satisfatória e com preços competitivos, nessa hora sempre é bom contar com um arquiteto para te auxiliar.
Outros cuidados devem ser tomados na execução do serviço, por exemplo, muitos problemas, de umidade podem ser evitados com uma boa impermeabilização da obra, o capricho com o telhado evita goteiras, infiltração e o apodrecimento do madeiramento. Também é preciso tomar muito cuidado com a segurança, é bom adotarmos pisos antiderrapantes, posicionar o gás distante da churrasqueira para evitar explosões e claro. Tomar muito cuidado com a piscina, principalmente com crianças.

Vale a Pena?

Do ponto de vista comercial uma área de lazer valoriza a casa para a venda, mas não podemos esperar uma grande valorização no valor final da casa, mas isso não inviabiliza sua construção e serve como um grande argumento de venda até porque oferecer uma área de lazer faz toda a diferença na hora do comprador escolher entre sua casa ou outra qualquer.

Se você está construindo para morar ou se pretende reformar, vale a pena investir em uma área de lazer porque ela enriquece sua casa e sua vida com bons momentos de diversão e claro que é sempre bom investir em bons momentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os projetos essenciais para sua casa?

ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO.

Os principais Selos de Sustentabilidade do País e como eles garantem um cuidado especial com o meio ambiente