O Encanto dos Lofts:


Em uma sociedade onde a vida é cada dia mais dinâmica e tanto o espaço quanto o tempo são cada dia mais preciosos para nós, a busca por otimização e  praticidade no cotidiano leva muitas pessoas a optarem por viver em lofts ou estúdios por serem mais compactos e oferecerem maior dinamismo nos afazeres.
Os lofts são unidades habitacionais com pouco mais de 50m² e que tem seus ambientes integrados, essa tendência surgiu na década de 60 nos Estados Unidos, com a adaptação de antigos armazéns para moradias.
Os estúdios são uma versão compacta dos lofts, tem área menor que 50m² e trabalham da mesma forma a integração entre os ambientes.
Tantos os estúdios quanto os lofts podem ser a escolha perfeita, principalmente para pessoas que moram sozinhas ou para casais sem filhos, mas alguns cuidados devem ser tomados para garantir a qualidade do espaço e evitar que o sonho de um lar mais dinâmico se torne um pesadelo ambientado em espaços pequenos e abafado.


Circulação e Espaço:

Os moveis escolhidos para compor seus ambientes devem ser extremamente funcionais e é importante que sua distribuição permita uma boa circulação pelos ambientes. Nichos e prateleiras nas paredes são uma boa opção para ganhar espaços pois permitem aproveitar até os espaços menores e libera mais espaço para circulação.




Sensação de Espaço:     

A principal característica dos estúdios e lofts é a integração entre os espaços e isso evita ambientes sufocantes e abafados. A permeabilidade visual é o que garante essa integração e algumas medidas podem trazer uma sensação de espaço maior nesses ambientes, tente não colocar moveis altos separando espaços e sempre prefira elementos vazados, aproveite ao máximo suas entradas de luz natural e faça usos de espelhos, esses além de ampliarem a sensação de espaço, refletem a luz e deixa os ambientes mais claros.


Cozinha:
Os cuidados em relação ao aproveitamento de espaço devem ser maiores na cozinha porque é o espaço onde mais se concentra os moveis e eletrodomésticos (pia, geladeira fogão micro-ondas, armários mesa ou bancadas) e quanto mais modernos, compactos e práticos forem os eletrodomésticos, mais fácil  será a vida do proprietário, mas o mais importante é distribuição dessas peças, quando for planejar a cozinha imagine-se cozinhando nesse espaço e distribua tudo para que você precise se deslocar o mínimo possível. Não é uma regra mas a possibilidade de utilizar moveis planejados falita muito sua vida.


Algo a Mais:

Com o espaço definido e uma circulação bem resolvida, muito pode ser feito para valorizar ainda mais seu novo e compacto lar. Os espaços podem mais do que ganhar vida com uma boa escolha das cores, essas podem definir visualmente os limites de cada ambiente, podem torna-los mais estimulantes ou mais serenos de acordo com o desejo do proprietário. Isso vale também para a iluminação, investindo em um bom projeto, você consegue criar um ambiente mais aconchegante, valorizar aquele cantinho da leitura, criar aquela atmosfera de cinema na hora de assistir seus filmes e até dar aquele clima romântico para jantar com alguém especial.


Personalização:  
É claro que o lado mais divertido, tanto dos lofts quanto dos estúdios é a possibilidade de personalização, aliás esse é seu espaço então capriche na decoração, escolha suas cores, coloque suas fotos, quadros, seus troféus, suas lembranças, o céu é o limite, enfim não poupe esforços para deixar esse ambiente com a sua personalidade e estilo, até porque esse é seu espaço. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os projetos essenciais para sua casa?

ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO.

Os principais Selos de Sustentabilidade do País e como eles garantem um cuidado especial com o meio ambiente